Discípula de Mestre Teixeira Lopes, reconhecível pelo contorcionismo subtil da pose modelada em tamanho natural e de corpo inteiro de algumas das suas criações, retratando crianças e mulheres.
Dedicou-se, também, à reprodução de tipos de pessoas autóctones das várias regiões de Portugal continental e, na altura, colonial, em estatuetas de dimensão constante, com cerca de 30cm de altura, vindo a constituir documentos iconográficos minuciosos de costumes na indumentária e actividades rurais típicas. Estes integram colecções particulares e o ido Museu Etnográfico do Porto, tanto nas suas versões em gesso, como em prata ou bronze.
Preponderantes são os bustos que ao longo da vida foi retratando com a destreza e a rapidez de quem se entrega ao talento com que nasce, chegando a iludir os clientes, confessa, para fazer crer que o trabalho já executado lhe iria ser um pouco mais moroso. Destaca-se a encomenda em 1938 do busto do Dr. Mendes Correia, ilustre presidente da Câmara Municipal do Porto, envolto na sua béca doutoral e catedrática.
Medalhística, de encomenda variada, de homenagem a figuras públicas de relevo, tal como o Sr. Dr. Tiago de Almeida, de Viana Castelo.
Tendo-lhe sido reconhecido o mérito artístico, foi convidada para realizar trabalhos de responsabilidade social. Assim, em Tondela, pode admirar-se o Monumento aos Mortos da Grande Guerra e, em Tavira, o Monumento ao Bispo do Algarve.
Convidada para trabalhos escultóricos na Exposição do Mundo Português em Lisboa e para a Exposição Colonial do Porto, foi distinguida com um diploma de mérito pela sua contribuição.
Realizou, em Lisboa, a sua primeira exposição com o arquitecto Manuel Ribeiro e esteve, depois, presente em muitos outros certames em Braga, Porto, Águeda e Luanda, entre outros, geralmente acompanhada das duas irmãs, Sarah e Argentina.
As três artistas com formação na Escola de Belas Artes do Porto (Pintura e Escultura), onde foram alunas de mestres distintos, tais como Marques de Oliveira, Acácio Lino e Teixeira Lopes, leccionaram desenho e pintura. Branca percorreu, enquanto professora, as escolas de Viseu, Tavira e Évora, tendo-se reformado a partir da escola de Viseu.